Cintas de aço para fornos

Cintas de aço de Belt Technologies cozinham carne com mimo

As indústrias de processamento de alimentos no mundo todo estão crescendo e mudando rapidamente com produção rápida de alimentos, em especial, vivenciando novos desafios. Entre estes desafios, está um estreitamento dos padrões já rigorosos para produção de alimentos, com maior ênfase em higiene, juntamente com a necessidade de reduzir os custos de produção e ter tempo de instalação mais curto para estas empresas envolvidas em processamento de alimentos, que buscam mais inovações e melhorias dos sistemas que podem promover maior produtividade e flexibilidade.

Belt Technologies Europa, a líder no mercado em tecnologias de cintas de aço, trabalha em proximidade com a Justech da Suécia e parceiros para produzir um método inovador de cozinhar e transportar produtos de carne.

“Inducook” é a marca do novo equipamento de cozinha desenvolvido pela Justech AB, Suécia. A tecnologia é principalmente baseada em métodos de cozimento de contato industrial tradicional, mas neste caso, o produto é transportado entre duas (uma superior e uma inferior) cintas transportadoras de aço inoxidável com revestimentos antiaderentes de alta qualidade. A vantagem deste sistema sobre métodos de cozimento de contato similares está na abordagem da solução “Inducook” de aplicar calor às cintas. Atualmente, a produção de alimentos cozidos conta com métodos de aquecimento tradicionais, como aquecimento por resistência elétrica, aquecimento a gás ou aquecimento por recirculação de óleo ou semelhante. Todos estes métodos tradicionais vêm com seu conjunto específico de desvantagens, tais como geração de emissão, alto consumo de energia, máquinas que são tipicamente difíceis de limpar e manter e o uso de recursos de energia não renováveis.

Os engenheiros da Justech AB, trabalhando em proximidade com a Belt Technologies Europa, desenvolveram um sistema de aquecimento por indução em combinação com cintas de aço revestidas, resultando em um sistema de cozimento de carne projetado para a fábrica de processamento de alimentos exigente de hoje. “Inducook” é uma solução mais verde que assegura alta qualidade do produto com níveis rigorosos de higiene.

Até agora, os engenheiros da Justech AB testaram uma ampla gama de produtos alimentícios que podem ser cozidos com “Inducook”. Eles já tiveram sucesso com o processamento de produtos de carne de fast-food mais comuns, como bacon, hambúrguer e carne de kebab. O produto de carne é cozido rápida e completamente, economizando nos tempos de processamento e dando a tranquilidade do alimento ser cozido nas temperaturas corretas durante o tempo certo. Outras inovações de design e outros produtos estão programados para o futuro próximo.

Princípios de operação e características e benefícios do design de Inducook
A unidade “Inducook” cozinha o produto entre duas cintas de transporte revestidas com aço inoxidável antiaderentes aquecidas por indução. Elas são aquecidas com bobinas de indução. As bobinas de indução são posicionadas abaixo de ambas – as cintas transportadoras de aço inoxidável superior e inferior. A qualidade e o grau do aço inoxidável é integral ao sucesso deste sistema. O grau do aço usado neste caso tem excelentes propriedades térmicas, permitindo transferência de calor rápida e quase instantânea, facilitando tempos de cozimento mais rápidos e controle rigoroso do processo de cozimento.

À medida que a cinta de aço inoxidável entra em contato com o campo magnético variável, gerado pelas bobinas de indução, o campo induz uma aparência alterando a corrente de Foucault no interior do material da cinta. Este fluxo de corrente de Foucault, dentro do material magnético da cinta de aço inoxidável, funciona contra a resistividade elétrica do metal, permitindo
que ocorra calor preciso e localizado. O produto de carne é transportado através do espaço entre as duas cintas transportadoras. A carne é, assim, tanto transportada como cozida de forma segura
com perfeição simultaneamente. O sistema “Inducook” mantém a temperatura na cinta de aço nos níveis certos para assegurar que a carne seja cozida com perfeição.

O método de cozimento “Inducook” oferece muitas vantagens importantes sobre outras soluções de aquecimento usadas atualmente:

  • Principais benefícios:
    ❱ Higiene – o equipamento atende aos mais altos padrões de higiene da indústria de alimentos. Os revestimentos antiaderentes aplicados pela Belt Technologies às suas correias de aço inoxidável são aprovados pela FDA para contato de alimentos e fornece um método higiênico, rápido e simples de limpeza. Ambas as cintas de aço inoxidável são removíveis. Como o aquecimento por indução é um aquecimento de não contato, foram projetados componentes elétricos robustos para resistir ao contato de água durante o processo de limpeza.
  • ❱ Qualidade da carne cozida e produtividade dos sistemas – usando aquecimento por indução, é muito fácil controlar os níveis de temperatura corretos. Outra característica importante está no fato de que leva apenas alguns segundos para alternar entre diferentes produtos. Isto é uma grande vantagem sobre métodos semelhantes de cozimento de contato, oferecendo a vantagem de maior produtividade. O tempo de instalação é, portanto, mantido em um mínimo.
  • ❱ Antiaderente – a fina cinta de aço inoxidável de “Inducook” tem um revestimento antiaderente especial aprovado pela FDA. Isto torna possível cozinhar toda uma gama de diferentes produtos de carne sem eles se grudem na cinta. O revestimento antiaderente é resistente a abrasão, permitindo realizar limpeza e manutenção pós-cozimento simples, mas completa. A natureza plana da cinta, diferente de cintas com fios, por exemplo, não deixa marcas no produto que é processado. Isto proporciona melhor apresentação do alimento cozido.
  • ❱ Pensamento verde e ambiente melhorado – diferente de outros métodos de aquecimento, o sistema “Inducook” tanto é eficaz como é ambientalmente amigável. O aquecimento por indução é considerado uma solução muito verde, pois o consumo de energia é muito mais regulado e, portanto, desperdiça menos que outros métodos de aquecimento. A capacidade de controle e tempos de reação rápidos reduzem o consumo geral de energia durante a operação de início da produção. O sistema é silencioso, eliminar a poluição sonora proporciona um ambiente de trabalho melhor.
  • ❱ Redução do consumo de energia – o método de aquecimento por indução converte até 90% da eletricidade em calor ú O material da cinta de aço inoxidável nesta aplicação tem uma temperatura de trabalho máxima de 425C.
  • ❱ Vida útil da cinta estendida – com soluções de cozimento semelhantes, as necessidades de troca das cintas de cozimento são frequentes. O sistema de cintas de aço é projetado para maximizar a vida útil da cinta, pois neste sistema, a vida útil da cinta de aço deve ser mais de 1 milhão de ciclos, tornando assim possível manter os custos de serviço a um mínimo.
  • ❱ Outros benefícios – sem chamas abertas, sem odores de materiais de aquecimento queimando e unidades relativamente compactas. A espessura de 0,3mm da cinta de aço permite o uso de polias com diâmetros menores, economizando assim espaço no design da máquina e reduzindo todos os custos.

Parceria forte
O sucesso do desenvolvimento de “Inducook” pode ser atribuído ao fato de que a Justech AB construiu parcerias fortes sólidas. A chave para o sucesso do projeto “Inducook” pode ser visto no valioso relacionamento de trabalho entre a Belt Technologies Europa e a acreditada cliente / parceira Kalmar Kebab AB juntas com MagComp AB. Isto é um exemplo maravilhoso de colaboração entre construtores de máquinas, fornecedores de correias e usuário final: uma equipe forte que produziu este conceito único de cozimento, trazendo consigo inovação significativa na produção de comida pronta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *