Como usar um Atuador Linear DC com sinal analógico 0-10V?

atuador-linear-dc
Um dos desafios da utilização dos atuadores lineares DC, são o controle de posicionamento, já que os mesmos são comumente usados apenas com sinal ON/OFF para avanço sentido horário (CW) e/ou sentido anti-horário (CCW). Então, como podemos saber a posição do atuador e como podemos controlar o deslocamento do atuador linear?

 

Para a solução, vamos precisar utilizar uma PLACA DE POSICIONAMENTO DE MOTOR DC – Modelo EM-236, essa placa controla o Motor DC e lê o potenciômetro interno do atuador para mantê-lo equalizado com o SET-POINT.

 

A PLACA EM-236, possui uma entrada analógica que pode ser variada através de um potenciômetro externo ou sinal analógico 0-10V.

 

Para uma solução completa, apresentamos o uso de CLP com entradas e saídas analógicas. A saída analógica do CLP será responsável para o ajuste do SET-POINT da placa EM-236. O CLP indicado pela a KALATEC na aplicação será o modelo DVP20SX211R, o CLP contém 8 entradas e 6 saídas digitais comum, mais 4 entradas e 2 saídas analógicas de 12 Bits.

 

Vamos imaginar o cenário que o operador ou o processo precisa definir a posição do atuador linear ou saber qual a posição atual do atuador linear. Nesses casos registradores do CLP são utilizadas e podemos ler ou escrever os valores através de uma Interface Homem Maquina, a nossa indicação será uma Interface Touch Screen modelo DOPB07S515 (ihm DE 7” COM 3 portas de saídas seriais).

 

A seguir apresentamos um modelo comercial MTRACK1 – Esse atuador oferece vários benefícios como Grau de Proteção IP-69, Potenciômetro interno e chaves fim de curso.

 

Relação de itens utilizados na aplicação:

 

Assista clicando esse link um vídeo da aplicação do atuador linear com controle de posição via referência analógica 0-10V.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *