Dicas para Aplicação de Motor de Passo

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  1. Comparação de Torque entre Motores de Passo e Servos Motores: Muitas pessoas acreditam que motores de passo não tem a mesma capacidade de torque dos servos motores. Isto não é necessariamente verdadeiro: o Holding Torque dos motores de passo é similar ao torque nominal dos servos para a mesma carcaça.
  2. Os servos motores apesar de serem os mais recomendados para posicionamentos, em muitas aplicações ainda os motores de passo levam vantagens devido a construção do rotor que promove posicionamentos discretos com melhor estabilidade da posição. Em deslocamentos muito pequenos e em baixas velocidade os servos motores podem sofrer instabilidade para reter a posição sem vibração.
  3. Um cuidado muito maior, deve ser levado em conta para a especificação de um motor de passo: visto que trata em princípio de malha-aberta e a curva característica do Torque X velocidade e descrente com o aumento da rotação do motor.

Como os Motores de Passo  funcionam?

Motores de Passo Hibrido de 2 fases

image002image004Motores de Passo são motores elétricos, Síncronos e sem escovas. Trabalham a partir do deslocamento angular dos pontos de retenção entre o rotor com estator. Normalmente no Angulo de 1,8 grau.

 

 

O número de passos que o motor gera, é exatamente igual ao número de pulsos recebidos e a velocidade do motor é igual a frequência de entrada de pulsos.

 

O que é importante saber sobre motores de passo?

Poderíamos discutir diversas características de desempenho dos motores de passo, porém, para manter a simplicidade, nos restringiremos aquelas com maiores significados pratico.

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Característica:

Ao lado, a curva de Torque Estático do Motor. Para entendermos, refere a um motor que está energizado, porém estacionário e mostra como o torque varia com a posição do rotor ao defletir do ponto de estabilidade. Estamos partindo de um cenário ideal que não temos cargas externas aplicadas ao motor. Com a movimentação do rotor para o próximo passo de estabilização o torque aumenta de forma estável ate atingir um ponto máximo após um passo complete (1.8o). Este valor máximo c chamado Torque Retentor “Holding Torque”.

Torque Retentor

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Como visto anterior, o Torque Retentor “Holding Torque”, é obtido durante a estabilização do rotor, ou seja, a maxima carga aplicada ao eixo sem causar a rotação do rotor.

Torque Dinâmicoimage007

Agora o Torque Dinâmico é obtido durante o trabalho do rotor que oferece torque suficiente para movimentar a carga ate uma velocidade de sincronismo com os pulso gerados sem que haja defasagem de posicionamento.
 

Componentes de um Sistema de Motor de Passo

Sistema Mecatrônico

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  1. O motor de passo é o elemento mecânico responsável para o deslocamento e posicionamento da carga.image015

 

  1. O  Drive  do Motor de Passo e o elemento que amplifica os sinais TTL, normalmente 5VDC, para  operar o Motor de passo. Também  conhecido com Drive de Potência

 

  1. Indexador ou drive  inteligente e o dispositivo, normalmente integrado com o Drive de Potência, que permite  programação, ou seja a escrita de uma rotina  para ser executado  através da seleção dos Bits  da entrada do drive.

 

  1. O  CLP  necessariamente para operar em conjunto com os Drives de Motores de Passo, necessitam ser com saídas a transistor e a melhor recomendação são saídas com frequência acima de 100KHz.

Aplicações de Motores de Passo

 

 

 

Razões para o uso de Motor de Passo:

Importante: A melhor opção de custo para deslocamentos com precisão para cargas leves.

Características para escolha certa

 

 

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