Aplicações de uma embreagem industrial – vantagens e desvantagens

Os motores precisam ser movidos por alguma energia, no caso dos motores industriais são movidos por energia elétrica. Para se movimentarem, eles necessitam de uma embreagem industrial para conseguirem transmitir a potência do motor a carga movida. Existem algumas aplicações em que essas embreagens exigem que seja interrompida uma operação da máquina sem que o funcionamento do motor seja desligado. Assim, a embreagem industrial pode ser utilizada de forma manual ou por meio de um sistema  pneumático ou eletromagnético.  A principal função desse equipamento é suportar cargas grandes axiais e radiais, mas proporcionando confiança e segurança enquanto é feita a transmissão de potência da máquina. Dessa forma, o custo de manutenção se torna baixo e a vida útil do equipamento aumenta.

Esse tipo de aplicação é feito com foco em serviços cíclicos que tenham um alto torque e alta rotação, já que elas são bem aptas a suportar os trabalhos em ambiente agressivo que impõe ao equipamento pó em suspensão, condições meteorológicas adversas, elementos abrasivos, entre muitas outras adversidades. O seu princípio de funcionamento é o mesmo e permite que o giro livre aconteça em um dos lados que já compõe os sistemas motrizes. Por conta disso, fica fácil prevenir o desgaste prematuro dos componentes que atuam no acionamento e ainda economiza energia elétrica quando existe o acionamento alimentado pelas fontes alternativas de energia.

Se você possui um embreagem industrial em sua produção, não deixe de entender todos os benefícios deste elemento, já que ele por si só traz muitas vantagens. Em caso de dúvidas, deixe seu comentário ou entre em contato conosco ainda hoje para conversarmos. Continue acompanhando aqui o blog para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *