motores de passo com grau de proteção IP65

Você já deparou em aplicações de motores que o ambiente é úmido, respingos de água, jatos de água ou os motores precisam ficar submersos?

 

 

Certamente que sim, e o segredo da aplicação é a aquisição correta dos motores e cabos dentro das especificações técnicas para cada situação acima relatada. Quer saber mais? Saiba escolher o grau de proteção adequado lendo esse artigo abaixo:

 

Os Índices de Proteção (IP) são normas idealizadas mundialmente para uma uniformidade na especificação de produtos que precisam de proteção contra ambientes agressivos. O padrão é formalizado pela norma IEC 60529 e creditada pelo órgão de normas brasileiras ABNT NBR IEC 60529. Essa norma se aplica a produtos eletroeletrônicos que precisam de uma confiabilidade maior relacionado a ambientes expostos a jatos d’água e partículas sólidas.

É de suma importância a verificação do IP do produto quando se trata do ambiente em que ele irá trabalhar, para evitar danos físicos do aparelho e até para segurança pessoal do operador, o conhecimento de qual ambiente o produto pode trabalhar é imprescindível. Ambientes que apresentam jatos d’água (desde névoa até jatos com pressão) e partículas sólidas (poeiras, ferramentas, dedos das mãos, cabos…) podem prejudicar o funcionamento e o desempenho do componente em questão.

Para uma ordem mundial, foi aderido uma codificação padrão contida na norma para especificação desses produtos, onde o IP (Índice de Proteção, no inglês, Ingress Protection) vem acompanhado de dois dígitos independentes, que respectivamente significam, grau de proteção contra partículas sólidas e jatos d’água.

 

Para estabelecer o código correto para o produto foi montado uma tabela que contém os valores numéricos do dígito 1 e do dígito 2.

Primeiro dígito:

0 – Não  Protegido

1- Proteção contra objetos sólidos com 50mm de diâmetro ou mais.

2- Proteção contra objetos sólidos com 12,5mm de diâmetro ou mais.

3 – Proteção contra objetos sólidos com 2,5mm de diâmetro ou mais.

4 – Proteção contra objetos sólidos com 1,0mm de diâmetro ou mais.

5 – Proteção contra poeira.

6 – À prova de poeira.

 

Segundo dígito:

1 – Protegido contra gotas que caiam na vertical

2-  Protegido contra gotas que caiam na vertical com corpo inclinado a até 15°.

3 – Protegido contra borrifo de água.

4 –  Protegido contra jorro de água.

5 –  Protegido contra jatos de água.

6 – Protegido contra jatos potentes de água.

7 – Protegido contra imersão temporária em água de até 1 metro por 30 minutos.

8 – Protegido contra imersão contínua em água.

9K – Protegido contra água proveniente de jatos de vapor e alta pressão.

 

Para ilustrar e ter uma explanação maior, segue a tabela:

 

O grau de proteção inserido em 2013 na norma IEC, é o IP69K. Conforme especificado acima, essa proteção está sujeita a jatos fortes de vapor d’água e com temperaturas que podem chegar até 80°C.

 

Estabelecida a norma de proteção para o uso de produtos eletroeletrônicos, basta agora apenas verificarmos as condições de trabalho e confirmar a codificação. Não podemos ficar presos e confiar totalmente em frases como “à prova d’água”, “contra partículas”… Temos que nos certificar que estamos adquirindo o produto correto, com o grau de proteção correto e correspondente ao ambiente de trabalho que vamos expor o componente. Para isso, codificamos de acordo com a norma IEC 60529 que nos dá total confiabilidade e segurança.

Pensando nisso, a Kalatec abrange um leque de produtos que possuem esse grau de proteção. Logo abaixo temos algumas referências de produtos e seus respectivos IP’s:

  • Motor de Passo – KTC-HT23-IP65 (Nema 23) com IP65
  • Motor de Passo – KTC-KML092-IP65 (Nema 34) com IP65
  • Inversor – VFD-E com IP20
  • Inversor – VFD-C2000 com IP20
  • IHM’s – Linha DOP-B com IP65
  • Motores DC BOSCH
    • Família CEP com IP44, IP23
    • Família EFP com IP33
    • Família CPB com IP10
    • Família VMC com IP50
    • Família FPG com IP5X
    • Família CHP com IP23
    • Família GPB com IP03
    • Família MH com IP44
    • Família DPG com IP23
    • Família GPA com IP10

 

CURIOSIDADE: As classes de IP’s podem ser classificadas com a letra “X” ao invés de um algarismo, como exemplo o IP5X. Essa letra “X” representa que o produto contém uma proteção, porém essa proteção não se encaixa na norma, seja por testes que ainda não foram realizados ou por não atender à risca o que pede o documento. Mas muitas pessoas confundem a letra “X” no código com “Não há proteção alguma”, e isso está ERRADO! Quando o produto não oferece proteção, ele vem codificado com o algarismo 0 (zero). O zero sim representa que o mesmo não oferece proteção, já a letra “X” quer dizer que ele tem um invólucro, porém ele não se encaixa na norma, mas o produto não fica totalmente exposto.

 

Artigo escrito pelo Técnico de Automação : Gustavo Oliveira Pavan

Contato: [email protected]

Os comentários estão desativados.

Kalatec deseja um 2018 repleto de realizações de Projetos!

Entre os dias 29/12 e 02/01 não haverá expediente

 

Atendimento exclusivo na matriz no período: (19) 3045-4900

 

Retorno em todas as atividades a partir do dia 03 de janeiro.

×