O poder dos atuadores rotativos

atuadores-rotativos-2

Um atuador é uma peça que produzi movimento onde a energia de entrada é transformada no que chamamos de energia cinética. Assim, eles podem ser constituídos por duas vertentes, os pneumáticos: quando utilizam ar comprimido ou hidráulicos: quando utilizam óleo sob pressão. Já o movimento que falamos acima, podem ser lineares, quando o movimento realizado é de translação ou linear; e rotativos: quando o movimento realizado é giratório ou de rotação.

Os rotativos pode ser classificados como angulares ou contínuos, o que são componentes simples e compactos que produzem uma oscilação de energia por meio de giro em eixo de saída por um arco fixo. Além disso, a montagem deles é bem simples e em meio a produção tem alto toque instantâneo, sendo bem utilizadas para fazer diversos movimentos, como levantar, abaixar, fechar, abrir, indexar, etc.

Estando divididos em lineares, rotativos e oscilantes, eles podem ser aplicados nas seguintes áreas:

Robótica, modificação ambiental por meio de movimento, máquinas para conformação de metal, ,máquinas da indústria de plásticos e borracha, linhas de produção de automóveis e eletrônicos, entre outros.

Sendo classificados em angulares e contínuos, eles também são conhecidos como cilindros rotativos ou de movimento semi-rotativo, isso é, quando existe um tipo de atuador para cada movimento. Sendo as tipologias deste atuador de cremalheira e de aleta rotativa;

Cremalheira: constitui-se da união de um cilindro pneumático com um sistema mecânico e na haste do pistão de um atuador linear é usinada uma cremalheira que aciona uma engrenagem, fazendo girar o eixo acoplado a ela;

Aleta rotativa: uma pá ou aleta pode girar de um determinado ângulo ao redor do centro da câmara do cilindro, impulsionada pelo fluído sob pressão, faz girar o eixo preso a ela num ângulo que raramente ultrapassa 300°.

Em breve voltaremos a falar deste assunto aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *