O que é um motor de passo?

Modelo básico de Motor de Passo

Motor de passo nada mais é do que um dispositivo eletromecânico que converte pulsos elétricos em movimentos que geram variações angulares discretas. O eixo do motor de passo é rotacionado em pequenos movimentos angulares chamados de passos, assim pulsos são aplicados de forma determinada em sequência. Quando isso acontece, a rotação dos tais motores é diretamente relacionada à impulsos elétricos que quando recebidos, bem como em sequência, são aplicados diretamente na direção pelo qual o motor gira.

A velocidade que esse motor gira depende da frequência de pulsos recebidos e do tamanho do ângulo rotacionado, assim, ele está relacionado pelo número de pulsos aplicados. Um motor de passo é a melhor escolha quando movimentos de rotação são necessários. Eles são usados em aplicações onde é necessário controlar diversos fatores como: ângulo de rotação, posição, sincronismo, velocidade, etc.

O melhor desse motor não é sua força ou sua capacidade de proporcionar grandes velocidades é, na verdade, algo que poucos motores elétricos não conseguem, controlar os movimentos de forma precisa.

Por esses motivos, ele é um dos motores mais usados em impressoras, scanners, robôs, câmera de vídeo, brinquedos, automação industrial e outros dispositivos. O motor de quatro passos se encaixa nessa categoria e funciona, basicamente pelo uso de solenoides alinhas dois a dois, que quando energizados, atraem o rotor, fazendo-o alinhar com eixo determinado pelo solenóides. Assim, eles causam uma variação de ângulo chama de passo.

O seu número de passos é dado pelo número de alinhamentos entre o rotor e as bobinas, ou seja, para aumentar o número de passos é preciso ter um maior número de bobinas e um maior número de polos no rotor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *