Routers

Routers

 

 

 

Kalatec Automação

 

1.   O que é uma Router?

O nome Router se tornou genérico e o equipamento foi se aprimorando com o passar do tempo, com um perfil muito similar a fresa, usando diferentes estruturas e/ou ferramentas de corte. As fresas propriamente ditas eram construídas para trabalhar com o aço e, portanto, deviam ser mais rígidas e resistentes, já as Routers têm a característica de trabalhar com uma grande variedade de materiais e construtivamente terem o pórtico móvel, levando o cabeçote a peça de corte, já na fresa a ferramenta de corte fica fixa e a mesa se movimenta.

 

As routers ou sua evolução chamada de CNC Routers, que vamos abordar agora, são equipamentos relativamente simples, mas derivados de equipamentos mais complexos, desenvolvidos objetivando a indústria automobilística e aeronáutica, que tem por objetivo de cortar, desbastar, gravar, marcar, acabar, entre outros, de maneira precisa e repetida de materiais variados. Sendo um dos produtos mais em voga devido a demanda crescente de mercado.

 

Em resumo e de uma maneira genérica, uma Router é constituída por vários eixos direcionados a um material a ser processado com uma ferramenta, em operações de usinagem como cortes, furos, desbastes, acabamentos, gravação, rebaixos, etc.

 

A Router pode trabalhar com vários materiais, e aquele conceito antigo do trabalho especifico com a madeira, caiu em desuso e hoje o trabalho da Router cobre materiais como plástico, madeira, borracha, acrílico, alumínio, não ferrosos, espuma, etc. As ferramentas de corte são variadas, mas podemos citar como exemplos mais usuais: o laser, spindles, punções, discos de corte, plasma, etc.

 

2.     O que é CNC?

A viabilidade do equipamento veio com a massificação do CNC (computer numeric control). O CNC é um sistema centralizado de processamento de códigos (chamados de código “G”) desenvolvidos originalmente pelo MIT dos EUA (MIT – Massachusetts Institute Of Technology), nos anos 50 para operações  complexas e precisas com vários eixos trabalhando concomitantemente (interpolação) para a execução de operações 3d, ou no espaço para figuras geométricas,riginalmente dirigidos a indústria aeronáutica e automobilística americana, que aliados ao cad da década de 70, concederam mais confiabilidade a fabricação com menos intervenção humana em peças de alta complexidade.

 

O salto das complexas e caras maquinas de usinagem do MIT, para equipamentos mais simples e baratos foi também possível graças a softwares dedicados (Windows PC) como o Mach3. Esse software é muito usado em equipamentos de pequeno e médio porte como cortadoras, plasma, CNC Routers, fresas, tornos, gravadores, lasers, etc.

 

Esse software transforma um simples computador com uma arquitetura básica (Exemplo: 1 g de CPU, Windows 7,512ram) em um bom controlador de CNC (CNC Controller para operações de média complexidade. Na pratica ele importa arquivos de extensão DXF e os transforma em linguagem comum as maquinas, ou seja, o código “G”. Seus equipamentos podem trabalhar até com 6 eixos, usando motores de passo ou servos.

 

3. Desenvolvimento: Graças a evolução tecnológica os processos hoje são feitos por computadores com processadores que concedem cada vez mais qualidade e confiabilidade ao produto acabado, se comparado as maquinas antigas. Os componentes mecânicos envolvidos no equipamento, por sua vez, são cada vez mais precisos como fusos pré-carregadosredutores com baixa folga (menor que 1 arc min), guias pré-carregadas ou cremalheiras especiais.

 

 

 

 

 

 

 

4.  Componentes: A Kalatec Automação trabalha com uma das mais variadas linhas de produto voltados a Automação Industrial e por consequência temos todos os componentes necessários para a fabricação de uma Router, como: Servo motor, Motor de passoAcoplamentosFuso de esfera,Guia linear, Cremalheiras,IHM,PLC,Fontes de Potência, etc.

 

5.    Projeto: O projeto deverá levar em conta várias informações que deverão ser passadas ao projetista, agora se sua Router vai usar um fuso de esferas de 16mm de diâmetro com passo de 5mm ou um fuso de 40mm de diâmetro com passo de 10mm com castanha pré-carregada, vai depender da operação a ser realizada em seu material ou ao esforço que seu equipamento estará submetido, aliado as exigências de processo como: Velocidade de corte, aceleração, desaceleração, tipo do material, ciclagem, etc. Consulte a Kalatec Automação para definir o melhor acionamento ou deslocador linear para a sua aplicação.

 

 

  
Foto CNC por: http://jaraguacnc.com.br/

Os comentários estão desativados.

Kalatec deseja um 2018 repleto de realizações de Projetos!

Entre os dias 29/12 e 02/01 não haverá expediente

 

Atendimento exclusivo na matriz no período: (19) 3045-4900

 

Retorno em todas as atividades a partir do dia 03 de janeiro.

×