Servo Motor – Como entender as curvas Torque x velocidade.

Como entender as curvas Torque x velocidade em  servos motores?

 

Quando analisamos as tabelas de características de servos motores nos catálogos dos fabricantes, encontramos os dados Torque Nominal, Torque de Pico, Velocidade Nominal e velocidade máxima.

A  proposta dessa leitura  é  promover o entendimento teórico  para você ser bem-sucedido na sua aplicação de servo motor.

 

Torque Nominal, é a Força motora que o servo motor tem disponível até o limite da velocidade nominal. O torque nominal do servo motor deve ser sempre maior que o Torque calculado da aplicação.

 

Torque de Pico, chamado de Torque de aceleração, é o maior Torque disponível ao servo motor , o que ocorre  durante as acelerações. O torque de pico do servo motor é  no máximo 3 vezes o torque nominal, e o tempo de permanência na faixa de torque de pico nunca deve exceder 3s.

 

Velocidade Nominal, é a velocidade a qual o servo motor pode estabelecer rotações dentro da performance esperada. Em geral os servos motores AC têm uma velocidade nominal de até 3000RPM, mas isso não é regra, encontraremos no mercado servos motores com rotação nominal mais baixa ou mais alta.

 

Velocidade Máxima, como subentende, é a máxima rotação que o servo motor poderá alcançar  dentro das capacidades mecânicas do motor. Quando estamos operando o servo motor em faixas de rotações acima da nominal, haverá perca de torque. Caso a aplicação necessite operar nessa faixa, fique atento as curvas torque x velocidade para ponderar os pontos extremos da aplicação.

 

Bem, agora que definimos o que é Torque Nominal, Torque de Pico, velocidade nominal e velocidade máxima para os servos motores, ficará mais fácil a interpretação do gráfico torque x velocidade do servo motor do exemplo, ECMA-C20604-ES

 

Análise da Curva Torque x velocidade do servo motor:  

  • Torque Nominal: 1,27Nm
  • Torque de Pico: 3,82Nm (300% o torque Nominal por até 3s)
  • Velocidade Nominal: Até 3000 RPM o servo motor irá manter o torque constante.
  • Velocidade Máxima: Até 5000 RPM, porém o torque disponível a 5000 RPM será de apenas 60% do valor do torque nominal, ou seja, 0,76Nm

 

Artigo escrito por Edilson Cravo  –  Engenheiro de Aplicação da Kalatec Automação,  com mais de 1000 aplicações em servos motores, treinado nas fabricas: Emerson Motion Control, Weg, AMP, Moons, Hnc  e Delta Automação.

Os comentários estão desativados.

Kalatec deseja um 2018 repleto de realizações de Projetos!

Entre os dias 29/12 e 02/01 não haverá expediente

 

Atendimento exclusivo na matriz no período: (19) 3045-4900

 

Retorno em todas as atividades a partir do dia 03 de janeiro.

×