Um pouco sobre o atuador elétrico linear – Kalatec

Trata de um dispositivo mecânico que converte rotação em movimento linear. Os atuadores podem ser hidráulicos, pneumáticos e elétricos.  Todos os tipos de atuadores têm suas vantagens e desvantagens e o que levará a escolha certa do produto serão os dados da aplicação. Em resumo, para deslocamentos de alta capacidade de carga, o hidráulico pode ser uma melhor opção ao pneumático.  Quando falamos de velocidade o atuador pneumático será o primeiro a ser lembrado, no entanto quando falamos em instalação simples com capacidade de baixas e médias cargas e a velocidade não é o fator predominante o cilindro elétrico, ou seja, o atuador linear elétrico, será a melhor opção.

 

Quais as vantagens de um Atuador Linear Elétrico?

O atuador linear permite empurrar ou puxar, levantar ou abaixar, posicionar objetos pesados e ou objetos de difícil acesso ou que necessite um automatismo na aplicação.  Os Atuadores lineares elétricos são construídos com fuso de esferas ou trapezoidal. Os fusos de esferas levam a vantagem da eficiência e baixo atrito que permite um número alto de ciclagem, já os atuadores lineares elétricos de fuso trapezoidal, são de custos mais baixos e têm a vantagens de serem auto frenantes. Os atuadores elétricos são geralmente montados com Motor DC de baixa potência e alta velocidade na tensão de 12V ou 24V, o qual agregados a um conjunto de engrenagens tem o Torque ampliado com a mesma potência, o que permite em conjugado com o passo do fuso, produzir uma força relativamente alta, entre as capacidades de 5Kg a 1200Kg.

 

Como é o Controle do Atuador Linear Elétrico?

Em geral, o funcionamento de um atuador linear elétrico é bastante simples, basta pressionar um botão para avanço e um botão para retorno.  O controle de velocidade e rampas podem ser feitos com auxílios de Placas Controladoras DC, que permitem através da modulação PWM ajustar a velocidade e o tempo das respectivas rampas, no entanto não é muito comum esse tipo de acessório em atuadores comuns. Será sempre necessário o uso de uma fonte de alimentação DC, que podem ser as fontes chaveadas DC ou baterias.

Os atuadores são construídos com chaves internas de fim de curso que limitam o curso útil de cada atuador. O curso ao atingir o seu limite, encontra a chave e desliga automaticamente.

Para a referência de Posicionamento, os atuadores lineares podem ser construídos com régua potenciometrica, normalmente no valor de 0-10Komhs que darão o valor correspondente ao curso posicionado, ou seja 0mm será a referência 0K e Curso Máximo será a referência 10K.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *