Vamos falar de motor monofásico

industris

A primeira regra que você precisa saber sobre esse motor é que ele é indicado para equipamentos que não exigem tanta potência. Por conta da sua sim simplicidade e eficiência, é o preferido em equipamentos que tem movimento de rotação, mas dispõe apenas de uma fase de corrente alternada. Ou seja, casa, comércios e pequenas indústrias são os lugares onde você poderá encontrar esse tipo de motor inserido.  Ele pode ser encontrado em pequenas  bombas industriais, ventiladores, geladeiras, furadeiras elétricas e na maioria dos eletrodomésticos, além de alimentadores de arames, esteiras, equipamentos médicos, entre outros.

O motor monofásico pega a energia elétrica e a transforma em energia mecânica, onde casa motor é otimizado para um tipo de necessidade. Tudo depende para o que ele será usado e qual a demanda. Sempre observe as especificações técnicas para evitar transtornos desnecessários que além de danificar o equipamento causando um prejuízo financeiro podem causar algum tipo de acidente físico mais sério.  todo cuidado é pouco com esse tipo de equipamento.

Esse motor tem alta performance e praticidade, por isso, é sempre a melhor opção. É preciso ter um pouco de cautela na hora de adquiri-lo. Existem dois tipos de motores monofásicos que, de acordo com o funcionamento dos mesmos, podem ser classificados em motor universal e motor de indução. O universal, que serve para correntes alternadas e correntes continuas. O dois possuem contatos deslizantes que são chamados de escovas, responsáveis pela ligação elétrica das bobinas do estator. Estas escovas ligam o estator e o rotor em série e ao inverter esta ligação das escovas, inverte-se também o sentido de movimento de rotação do motor. Por conta disso é preciso tomar muito cuidado na hora de manusear.

Em breve voltaremos a falar sobre o assunto, por isso, continue acompanhando o blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *