Você sabe o que é um motor de passo arduino?

m32e1f859-jpg-optimized

Em todo ou em grande maioria dos motores elétricos, o funcionamento do motor de passo é resultado da interação entre dos campos magnéticos Quando um solenoide (fio condutor enrolado em hélice, de espiras muito próximas, em torno de um eixo) é percorrido por uma corrente constante, tem como resultado a produção de um campo magnético uniforme em seu interior que inverte o sentido da corrente elétrica e do sentido do campo magnético. Por conta disso, acontece a alimentação adequada destes solenóides aí sim, a partir daí, é possível ter o movimento de rotação do ima, sendo esse o principio do funcionamento do motor de passo.

Pode se ter três diferentes jeito de motores de passo:

  • Relutância variável;
  • Ímã permanente;
  • Híbridos, este combina os princípios operacionais dos dois outros tipos.

O motor de passo arduino é composto por um motor que é controlado por um controle feito de uma placa arduino, ou seja, o seu controle digital. Ele permite controlar e comandar os transistores da ponte H. Assim, esse tipo de sistema é conveniente que seja programável, o que reduz sua complexidade e  conveniente que o circuito digital seja programável, pois reduz consideravelmente a sua complexidade e torna o controle dos solenoides muito mais flexível, tanto na sequência como na periodicidade com que estes são alimentados. Para explicar melhor, uma placa arduino é programada por meio de uma entrada USB e por meio de uma aplicação própria, utiliza a sintaxe de programação muito semelhante a linguagem C

A placa arduino é muito importante para diversos sistemas, tendo funções únicas que outras placas não possuem. Por conta da sua importância, em breve faremos uma nova matéria falando sobre ele e todas as suas funções.

Caso você tenha alguma dúvida, deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *