A MAIS COMPLETA LINHA DE PRODUTOS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRAL

Matriz: (11) 5514.7680 | Filiais: (19) 3045.4900 | (47) 3425.0042

Fale com nossos especialistas

Rolamento linear

Rolamento linear

Inicialmente vamos esclarecer o que é um rolamento linear. Rolamentos lineares são frequentemente usados em movimentos de translação em linhas retas com leve índice de atrito para movimentar objetos com alta precisão para cargas leves e moderadas. Conhecido por possuir sistema de fácil instalação por meio de estruturas de menor dimensão e peso, este ponto auxilia no processo de manutenção e lubrificação. Também conhecidos como buchas de esferas, são aplicados em uma infinidade de máquinas e equipamentos industriais e fabris, como, por exemplo, prensas, máquinas para afiação, máquinas para embalagens, furadeiras, máquinas de impressão, entre outras.

São os tipos de rolamento linear mais utilizados:

  • Simples – LM;
  • Flangeado – LMF;
  • Montado em bloco de alumínio ou pillow block- SMA.

Geralmente são constituídos por anéis (um interno e um externo) e corpos rolantes (esferas ou rolos). Fabricados com componentes que possuem aço e revestidos com peoliacetal e vedação de borracha. Os corpos rolantes da estrutura possuem intervalos regulares e podem ser cilíndricos, esféricos, agulhas ou cônicos. Os rolamentos em sua grande maioria são capazes de suportar cargas axiais e radiais ao mesmo tempo e tem sua classificação descrita conforme seu ângulo de contato.

rolamento-linear

Diferenciais do rolamento linear

O rolamento linear simples nada mais é que um par de superfícies planas onde o formato como foram projetados permite o movimento. Um exemplo simples deste tipo de rolamento é uma gaveta e suas corrediças. O modelo flangeado pode ser especificado pelo próprio termo flange (é um disco em forma de aro, adaptado na extremidade de um tubo ou fundido com este, que serve para a ligação com outro).

Já o pillow block trata-se da combinação de um rolamento de esferas de fixação rápida com um mancal de ferro fundido, estando prontos para montagem e aplicação em uma diversidade de formas e tamanhos. Comumente são aplicados onde seu uso exige o avanço e o retorno linear por meio de uma construção simples e necessita de uma série de outros componentes para tal. As vantagens expostas para utilização do modelo de rolamento linear são:

  • Utilização de projetos compactos;
  • Possuir uma gama de produtos ampla;
  • Utilização de materiais como alumínio e aço garantindo performance;
  • Materiais com baixo peso;
  • Adaptação de capacidade de carga;
  • Materiais de alta resistência em caso de rolamento linear flangeado;
  • Disponibilidade de modelos abertos e fechados;
  • Dimensionamento intercambiável.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre rolamento linear

Está com dificuldades referentes ao uso, aos modelos, disponibilidade, materiais? Necessitando de maiores explicações referentes a utilização, entre em contato conosco que nossos especialistas estão prontos para atendê-lo e esclarecer suas dúvidas. Nossos profissionais estão altamente capacitados para auxiliar a fazer a escolha certa na escolha dos rolamentos lineares necessários para seu uso. Não hesite em entrar em contato conosco. Qualquer que seja sua dúvida estamos a disposição para ajudá-lo. Acesse nosso site e verifique nossos modelos disponíveis ou entre em contato por e-mail ou telefone.



Filial São Paulo

Edifício Nova América Park

Avenida das Nações

Unidas, 18.801

Conjunto 1112 - 11º Andar

Vila Almeida – São Paulo, SP

CEP 04795-100

(11) 5514.7680

 

Matriz Campinas

Avenida Marechal Rondon, 2122

Jardim Eulina Campinas, SP

CEP 13063-001

(19) 3045.4900

 

Filial Joinville

Rua Almirante Jaceguay, 3659

Costa e Silva – Joinville, SC

CEP 89220-055

(47) 3425.0042