O que é um Motor Spindle?
Motor Spindle é um motor de indução trifásico que se diferencia dos motores de indução comuns por suportar altas frequências.
Comumente falando, motores de indução giram a 60Hz, já os Motores Spindle são otimizados com rolamentos cerâmicos e um ótimo balanceamento interno para alcançar frequências de 300 e 400Hz. Ou seja, atuam acima da frequência padrão da rede de energia.
A velocidade desses motores pode alcançar 18.000 ou 24.000 RPM – muito mais velocidade, quando comparado com os motores convencionais de dois, quatro ou seis polos.
MOTOR SPINDLE DE ALTA FREQUÊNCIA
A qualidade de um Motor Spindle está associada diretamente à qualidade dos rolamentos e balanceamento do sistema. Graças a esses ajustes, é possível alcançar as velocidades de até 24.000 RPM.
Os Motores Spindle usam inversores de frequência com variação de 0-400Hz para variar a velocidade, além de evitar a queima do estator. Com alto desempenho, este produto traz a eficiência necessária às árduas atividades industriais.
Processos que exigem força e velocidade costumam contar com a capacidade de rotação e robustez deste tipo de motor elétrico. Entre suas principais aplicações, estão as atividades de usinagem, onde compõe máquinas CNC, tornos, fresadoras, routers, realizando o corte de acrílico, madeira, alumínio, etc.
O Spindle, também chamado de Motor de Fuso, Fuso Eletromecânico, Motor de Eixo ou Eletro-Spindle, é fabricado com refrigeração a ar (ventilador) ou a água.
VANTAGENS DO SPINDLE MOTOR
Além das rotações altamente elevadas, em comparação com motores elétricos universais, outro destaque é que o Spindle tem dimensões do conjunto estatórico reduzidas. Ou seja, mesmo compacto, tem torque e potência grandes.
Trata-se de um equipamento moderno, ágil para aprimorar operações industriais. Seguro, permite o controle da velocidade por sistemas eletrônicos, mantendo uma confiável estabilidade.
O motor tem características de baixa velocidade para rosqueamento rígido, permitindo dureza da ferramenta e rigidez do rolamento, possibilitando o uso para metais duros e cortes precisos em larga escala.
Em comparação a motores assíncronos e sob as mesmas condições de potência, o Spindle economiza de 20 a 50% a mais de energia elétrica. E esse número cresce conforme a elevação da potência.
Graças às suas características de baixa velocidade, o motor pode equipar máquinas novas ou antigas, garantindo uma grande faixa de aplicações.
Modelo | Potência (kW) | Velocidade (RPM) | Pinça |
GFD80-24Z-1.5 | 1.5 | 24.000 | ER16 |
GFD46-18Z-2.2 | 2.2 | 18.000 | ER20 |
GFD46-18Z-3.5 | 3.5 | 18.000 | ER25 |
CUIDADOS COM O PRODUTO
Os cuidados com o Spindle devem começar desde a escolha do fornecedor. Este precisa realizar testes e fazer o balanceamento do produto, que ainda tem que ser instalado por profissionais com conhecimento em elétrica e segurança.
O balanceamento é essencial para que os elementos girantes nos mancais tenham seu peso distribuído, sem forçar o equipamento, atendendo à norma ISO 21940-11.
A recomendação é que o motor seja aplicado em local plano e o mais isento possível de vibrações e sujeira.
A temperatura influencia o desempenho do produto, que pode ser danificado ao atuar sob temperatura menor que -20ºC ou maior que 40ºC. Por isso, o motor não deve ser instalado a mais de 1.000 metros acima do nível do mar e o elemento refrigerador (líquido, ar ambiente ou ar comprimido) deve ter até, no máximo, 40ºC.
Muitas vezes operando como o componente principal de uma máquina, o Spindle exige manutenção adequada e frequente, com análise de todos os seus mecanismos, como eixos, pinças, enrolamentos e rolamentos.
Tais avaliações contribuem para prolongar sua vida útil, evitar mau funcionamento e paradas para reparos.
Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre Motores Spindle
Recomendados para diversos projetos industriais, os Motores Elétricos Spindle possuem um design compacto e uma ampla faixa de velocidade. São adotados para usinar madeiras, alumínio, latão e até aço carbono e facilita etapas dos sistema produtivos de indústrias que necessitam eficiência. Associado a um bom controle os motores spindles apresentam rotações acima de 18.000 RPM para conseguir realizar uma boa entrega de trabalho. Deve ser levado em consideração que o motor pode ser utilizado durante um bom tempo, visto que apresenta alta resistência e durabilidade, exigindo baixa manutenção.