Conhecendo Servo Motores

Tudo começou lá na Segunda Guerra Mundial, o pós Guerra, trouxe o aumento da qualidade e maior expectativa de uma vida melhor. As pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde e as empresas passaram a competir entre si para trazer novos produtos ao mercado. Tudo isso fez uma grande revolução no ramo industrial, já que com o aumento da demanda de produtos e serviços que no passado não eram oferecidos ou até não realizados.

A crescente necessidade do aumento da produção industrial, aumentando assim, o nível e qualidade dos produtos. Isso precisou trazer um certo incremento nas produções que o mercado estava exigindo, ou seja, diversas tecnologias foram surgindo para que a produção fosse ficando mais rápida e dinâmica. Foram contratados novos profissionais e a renovação do maquinário, a solução mais eficaz na época.  Com novo maquinário, a oportunidade de investimento foi imensa, mas o custo era altíssimo.

Uma alternativa era usar algumas técnicas de Retrofitting em máquinas antigas, que além de um baixo custo, permitiam o uso da mais modernas tecnologias em acionamento para soluções e incremento da produção. Foi nesse chamado Retrofittings que surgiu o servo acionamento composto por servo motor e servo conversor.

O servo motor é uma máquina composta por uma parte fixa chama de estator e outra móvel chamada de rotor. A diferença é que o estator é bobinado para o motor elétrico convencional  e, apesar de usar uma alimentação trifásica, não pode ser ligado diretamente à rede pois utiliza uma bobinagem especial para sua alta qualidade.

A rápida velocidade dos servomotores fazem com que o sincronismo dos eixos eleve a qualidade e a energia dos imãs permanentes das chamadas terras-raras, utilizadas para suportar as altas sobrecargas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *