A importância de um atuador linear elétrico

Na indústria, toda peça ou máquina é extremamente importante para o produto ou serviço final. Um dos itens que tem uma grande importância neste meio é o atuador linear elétrico. Ele é um dispositivo que foi criado para converter o movimento de rotação que um motor com baixa voltagem de corrente contínua realiza em um movimento linear. Melhor dizendo, ele transforma a rotação em movimento em linha como o de puxar ou empurrar. Com um simples clique de um botão é possível levantar, ajustar, puxar, empurrar ou realizar diversos tipos de movimento, sendo ele pesados ou simples. Ele realiza um trabalho de qualidade pois possui uma vida útil muito longa, com o uso devido, ele acaba necessitando de poucas manutenções. Isso se deve ao fato de sua transmissão de potência ser bem mais simples, limpa e eficiente no ponto de vista energético.

Sua eficiência é mais efetiva do que ao custo dos hidráulicos e os pneumáticos. Vale a pena destacar que a integração desses atuadores é mais simples e fácil com os controles programáveis. Com manutenções preventivas, fica quase raro ver que esse item realmente precisa de alguma troca.

Sendo assim, um atuador linear elétrico é perfeito para usar nos equipamentos agrícolas, de mineração, de construção e industriais que realizam o controle de toldos, assentos, portas, válvulas, coberturas, equipamentos médicos, nos destinados aos escritórios, à ginástica, ao entretenimento e também aos marítimos. Comparado a sistemas hidráulicos, sua instalação é extremamente simples e ocupa um lugar bem menor. Sem contar que ele consegue se adaptar a diversas necessidades e equipamentos, basta estar incluído naquela função. Para saber mais sobre atuador linear elétrico, acompanhe o nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *