Redutor Planetário Helicoidal

Redutor Planetário Helicoidal

Redutores Planetários Helicoidais se destacam pela maior capacidade de carga e suavidade. Entenda como funciona esse conceito e as vantagens na hora da aplicação.

Engrenagens cilíndricas de dentes inclinados, ou helicoidais, são construídas com dentes que não são alinhados com a direção axial dos elementos de transmissão. O redutor, é um elemento de máquina responsável por reduzir a velocidade de determinado acionador, como motores de passo, servo motores, motores AC e DC, e empregados em vários equipamentos.

Redutores Planetários – Vantagem  da  baixa folga

A Kalatec Automação trabalha com vários tipos de redutores, como coroa-sem-fim, planetários, helicoidais (assunto desse artigo), harmonic drive (artigo anterior), redutores combinados, etc., porém os redutores comercializados pela Kalatec têm um diferencial frente aos demais concorrentes, eles são de baixa folga, devido as aplicações a que se propõem e, portanto, apresentam um valor agregado maior. Outra característica que na maioria das aplicações é negligenciada e nas aplicações de automação é fundamental, é a redução da inercia transmitida na razão quadrática, por exemplo uma redução de 3:1, diminui a inércia em 9 vezes, assim como uma redução de 5:1 derruba a inércia em 25 vezes, isso é muito importante para as aplicações se servos e steppers aonde a inércia da carga é fator determinante na escolha do motor.

Os redutores de velocidade mais comuns na mecânica apresentam engrenagens de dentes retos. Um redutor de engrenagem helicoidal em particular, era utilizado em aplicações de maior potência onde a eficiência operacional de longo prazo era mais determinante do que o custo inicial maior, porém com a evolução dos processos de usinagem, essas barreiras de custo caíram, deixando as vantagens inerentes desse produto mais próximas do usuário final. Testes de laboratório são fundamentais para corrigir eventuais falhas nos cálculos ou considerações de projeto.

Engrenagem Helicoidal .

Por que escolher os dentes helicoidais?

Desenvolvimento: as aplicações que levam a escolha dos dentes helicoidais são:

– Para as transmissões de maior potência;

– Menor ruído do equipamento (lembra do barulho do seu carro engatado em ré, que usa dentes retos?);

– Tamanhos menores das caixas redutoras, visto que a largura efetiva dos dentes desse redutor é maior devido ao seu engrenamento progressivo;

– Durabilidade maior devido a sua característica construtiva mais estruturada.

De fato, os redutores de engrenagem helicoidal devem ser mais resistentes e reforçados, se comparado ao de dentes retos pois os rolamentos devem considerar esforços axiais (além dos radiais) resultantes da própria geometria dos dentes.

Em termos construtivos os redutores devem contar agora com os rolamentos (agora) de contato angular, os eixos agora sofrem também uma força de flexão e devem ser projetados para tal, os dentes deverão ser estruturados, projetados e endurecidos para essa nova força (raiz do dente de ponto de contato sofrem maior esforço). Tudo isso leva a um produto mais elaborado e duradouro.

E embora a eficiência dos redutores possa variar ligeiramente de um fabricante para outro, a Kalatec traz para o Brasil um produto com uma das maiores eficiências do mercado (93% em 3 estágios, 95% em 2 estágios e 97% em 1 estagio).

Detalhes técnicos: os redutores da Kalatec Automação, não necessitam de manutenção e a graxa sintética que já vem com o redutor é para a vida toda. Os dentes vêm com dureza de até 60 RC, todos os redutores têm grau de proteção IP-65, e são divididos da seguinte maneira, considerando a taxa de redução:

COM REDUÇÕES:

3,4,5,6,7,8,9 e 10                                                   1 estágio

12,16,20,25,32,40 e 64                                        2 estágios

 80, 100, 125 160, 200, 256,320 e 512              3 estágios.

FOLGAS MENORES DE 8 A 12 ARC MIN.

Especificação: a Kalatec Automação importa para o Brasil o modelo SPLF, redutor com dentes inclinados, desenvolvido especificamente para servo motores e motores de passo; na tabela abaixo comece sua especificação com o torque de saída máximo do redutor para chegar ao torque do motor. Veja tabela abaixo.

MODELO SPLF

Redutor Helicoidal SPFL

Conclusão: os Redutores helicoidais ou de Dentes inclinados, só apresentam vantagens frente aos redutores de dente reto, e devem ser a escolha do projetista, os atributos de menor volume, durabilidade maior e projeto mais esmerado só tendem a dar mais predicados ao produto e vida ao conjunto.

Envie suas dúvidas, um de nossos especialistas irá te ajudar. 

 

Os comentários estão desativados.

Kalatec deseja um 2018 repleto de realizações de Projetos!

Entre os dias 29/12 e 02/01 não haverá expediente

 

Atendimento exclusivo na matriz no período: (19) 3045-4900

 

Retorno em todas as atividades a partir do dia 03 de janeiro.

×