A importância dos atuadores lineares

Presentes na indústria por conta de sua funcionalidade, os atuadores lineares são componentes que possuem como principal finalidade converter o movimento de rotação de motores de baixa voltagem em correntes continuas de movimento linear. Resumindo, atuadores lineares transformam o movimento de rotação dos motores em um movimento de puxar e empurrar. Assim, ele permite que objetos pesados e difíceis de alçar sejam ajustados, empurrados, puxados, levantados e inclinados acionando apenas um botão. Seu manuseio é extremamente preciso e por serem tão efetivos, eles oferecem uma boa circulação focando no controle máximo do movimento.  Eles possuem uma vida útil bem longa e não necessitam contar com serviço de manutenção com frequência.

Os atuadores lineares possuem a capacidade de se adaptarem de acordo com às necessidades do processo industrial o que gera um ótimo funcionamento dos componentes em que são inseridos. O ideal é contar com atuadores lineares de qualidade, além disso, é imprescindível lançar mão de atuadores precisos e confiáveis. Para entender melhor, os atuadores são peças eletromecânicos cuja composição possui um fuso trapezoidal ou de esferas montado em um tubo de aço, unido a engrenagens. Assim, seu acionamento acontece por meio dos motores DC ou AC.  Já os atuadores lineares, como explicamos, são utilizados para o posicionamento ou elevação de cargas, especialmente de objetos de difícil controle em decorrência do seu peso.

Já o controle do componente pode ser realizado mediante uma referência potenciométrica interna. O limitador de torque e as chaves de fim de curso são as vias de segurança. Vale ressaltar que existem diversos atuadores e cada um possui uma necessidade específica, por isso, consulte um profissional para que ele lhe indique qual o melhor modelo para a sua necessidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *